quarta-feira, janeiro 03, 2007

A GUERRILHA NAO ERA BRINCADEIRA !!!!!!

PRA QUEM SO CONHECE A CANÇÃO
Guerrilha do Araguaia


A Guerrilha do Araguaia é como se costuma chamar um conjunto de operações militares ocorridas durante a década de 1970 promovidas por grupos contrários ao Regime militar em vigor no Brasil. Proclamados como revolucionários, eram considerados terroristas pelo poder instituído, ainda assim sendo considerados por alguns brasileiros.
O movimento foi organizado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), na ilegalidade, entre 1966 e 1974. Por meio de uma guerra popular prolongada, os integrantes do PCdoB pretendiam implantar o comunismo no Brasil, iniciando o movimento pelo campo, à semelhança do que já ocorrera na China (1949) e em Cuba (1959).
O palco de operações se deu onde os estados de Goiás, Pará e Maranhão faziam fronteira. O nome foi dado à operação por se localizar às margens do rio Araguaia, próximo às cidades São de SãoGeraldo e Marabá no Pará e de Xambioá, no norte de Goiás (região onde atualmente é o norte do Estado de Tocantins, também denominada como Bico do Papagaio).
Estima-se que participaram em torno de setenta a oitenta guerrilheiros sendo que, destes, a maior parte se dirigiu àquela região em torno de 1970. Entre eles, o ex-presidente do Partido
dos Trabalhadores (PT), José Genoíno, que foi detido pelo Exército em 1972.

Preparação do Exército


Na época as Forças Armadas iniciaram um estudo para efetuar as operações antiguerrilha. Estas foram envolvidas de um planejamento executado em sigilo e que durou em torno de dois anos. Segundo os militares, não era interessante a eclosão de outros movimentos semelhantes em outras regiões do Brasil, pois isto ocasionaria uma eclosão de violência na região rural, o que poderia vir a gerar uma desestabilização do poder instituído.
Mobilização

Para combater setenta guerrilheiros do PCdoB, houve a mobilização de cinco mil soldados brasileiros, além do auxílio de militares norte-americanos (estima-se em centenas) que atuariam na elaboração de planos estratégicos de dominação e consolidação de território. Os soldados brasileiros que participaram das operações desconheciam a sua missão e foram comandados pelo general Antônio Bandeira.
Teatro de operações, comandantes militares e líderes revolucionários

Mapa das operações de guerra durante a Guerrilha do Araguaia.
Para preparar o teatro de operações, o comandante auxiliado por máquinas e equipamentos norte-americanos mandou construir uma rodovia com cerca de trinta quilômetros de extensão. Segundo os militares ela era necessária para que fosse executado o deslocamento de tropas. A área dominada pelos guerrilheiros abrangia em torno de sete mil quilômetros quadrados, indo da cidade de Xambioá, até no sul do Pará nas proximidades de Marabá.
O general Olavo Viana Moog exerceu o comando tático das operações e o general Hugo Abreu também comandou ações para pôr fim ao movimento.
Do lado da guerrilha, os principais comandantes foram Maurício Grabois e João Amazonas, que eram oriundos do PCB e que tinham sido presos na década de 1930 durante a imposição do Estado Novo.




ESSA É A CAVALARIA FURACÃO A ARMA LIGEIRA